Quantcast
Cultura & ViagensTecnologia

Pesquisas no Google: como melhorar?

Pesquisas no Google: como melhorar?

A maioria de nós utiliza o Google todos os dias, mas é provável que muitos tenham apenas arranhado a superfície do poder deste motor de pesquisa. Neste artigo damos-te algumas dicas para obteres melhores resultados nas tuas pesquisas no Google.

O Google é responsável por 86% das pesquisas na Web em todo o mundo e, graças à proliferação dos smartphones, qualquer pessoa pode pesquisar qualquer coisa em qualquer lugar — basta uma ligação à Internet. Isto significa que o Google efetua vários milhares de milhões de pesquisas por dia.

Utilização do Google em Portugal

Um estudo da Google sobre os hábitos de pesquisa dos portugueses, publicado em setembro de 2021 revela que em Portugal, um número impressionante de 85% dos inquiridos utiliza regularmente o Google para as suas pesquisas diárias de informação.

Destes utilizadores, 43% fazem 1 a 5 pesquisas por dia, enquanto outros 28% fazem mais de 10 pesquisas por dia.

De todos os inquiridos, 58% não têm conhecimento de quaisquer dicas para melhorar os seus resultados de pesquisa online; 48% manifestam interesse em aprender mais sobre este tema; 61% dependem dos motores de busca para chegar aos meios de comunicação social e aceder a artigos noticiosos; 43% desejam obter informações sobre produtos ou serviços antes de efetuarem qualquer compra; por último, 39% procuram na Internet conselhos práticos sobre tarefas do dia a dia.

Ferramentas de pesquisas no Google

  • Utiliza aspas (” “) para pesquisar a frase exata: se pesquisar António josé seguro, obterás resultados que contêm todas essas palavras, mas não necessariamente pela ordem em que pesquisaste. Ao adicionar aspas e pesquisar “António josé seguro”, obterás apenas resultados que incluem todas essas palavras nessa ordem.
  • Adiciona um til (~) à frente de uma palavra para encontrar sinónimos. Desta maneira, podes procurar uma palavra específica e quaisquer sinónimos para essa palavra. Por exemplo, se pesquisares curso ~fácil, também obterás resultados para “curso simples”.
  • Excluí termos com um símbolo de menos (-): Utiliza o símbolo de menos para excluir todos os termos que não pretende, por exemplo, melhores aplicações -android para resultados que omitem as melhores aplicações Android.
  • Insere dois pontos (..) entre os números para procurar um intervalo. Por exemplo, se estiveres à procura de um telemóvel dentro de um determinado intervalo de preços, podes pesquisar telemóvel €500..€900 para obter apenas resultados que se enquadrem nesse intervalo.
  • Encontra resultados para tópicos diferentes com “OR”, “OU” ou “|”. Por exemplo, ao pesquisares nike adidas apresentará resultados relacionados com qualquer um dos termos, mas pesquisar “nike OR adidas” fornece-te resultados separados sobre a nike e a adidas.
  • De modo a restringir os resultados a uma página web específica coloca o operador “site:” seguido domínio onde queres procurar a informação. É bastante útil para procurares artigos dentro de uma loja online especifica.
  • Procura certo tipo de ficheiros, utilizando “filetype:”. Portanto, utiliza filetype:pdf para encontrares um PDF.
  • Procura sites semelhantes utilizando o qualificador “related:”. É uma opção interessante para fazer compras online. Ao pesquisares related:amazon.com, vai também apresentar resultados que incluem outras retalhistas.
  • Se estiveres à procura de uma definição utiliza o operador “define:”. Segundo a Google trata-se de um dicionário integrado.
  • Utiliza as ferramentas de pesquisas no Google para filtrar os resultados da pesquisa. 

Na página da pesquisa, clica em Ferramentas, debaixo da caixa de texto para pesquisa. Depois clica “Em qualquer data” para abrir um menu pendente que pode ajudar-te a limitar os resultados à última hora, 24 horas, semana, mês, ano e até um intervalo personalizado para introduzir datas específicas.

Da mesma maneira, se quiseres limitar os resultados ao idioma português, só tens de clicar “Em qualquer idioma” e escolher a opção “Português”.

Related posts
Cultura & ViagensViagens

4 Escapadinhas de primavera

Cultura & ViagensViagens

15 regiões mais bonitas de Portugal: para fugir às grandes cidades

CinemaCultura & ViagensFilmes

Salas de cinema: Estreias de fevereiro de 2024

CinemaCultura & ViagensFilmesSéries

Lançamentos nas plataformas de streaming para 2024