Quantcast
CarreiraDireitos do TrabalhadorFormação & Carreira

Voltar ao trabalho após a licença de maternidade

Voltar ao trabalho após a licença de maternidade

Quem já passou por um regresso ao trabalho após a licença de maternidade sabe o quanto pode ser difícil. É uma nova fase, é um novo retorno, e claro, a ansiedade de separação também não ajuda para que este processo possa ser mais tranquilo. Obviamente que este sentimento varia de pessoa para pessoa, assim como pode ser mais difícil para uns e mais simples para outros, no entanto, há alguns pontos que devem ser comuns, para que, voltar ao trabalho após a licença de maternidade seja um momento tomado com consciência em vários aspetos.

Após o nascimento de um filho, as mulheres passam, no mínimo, quatro meses inteiramente dedicadas ao bebé e completamente desligadas do trabalho e muita coisa pode acontecer do outro lado que dificulte ainda mais o regresso. Para não falar de que, normalmente, depois do regresso ao trabalho após a licença de maternidade, as prioridades e preocupações são outras e tudo isso requer uma adaptação física e psicológica para a mulher. Do outro lado, nem sempre se encontram chefes recetivos a essa mudança.

Para que seja um processo de transição feito com calma e sem sentimentos de culpa ou outro sentimento negativo, toma atenção a algumas dicas importantes que deves ter em conta antes de voltar ao trabalho após a licença de maternidade:

  1. Direitos da parentalidade:
    O regresso ao trabalho no primeiro ano de vida do bebé, é sempre parcial. A dispensa para amamentação ou aleitação possibilita-te a entrar uma hora mais tarde e a sair uma hora mais cedo para cuidar do bebé. Informa-te sobre a lei parental em relação ao trabalho e usufrui dos teus direitos.
  2. Revê o teu plano de vida e, obviamente, de carreira:
    Nada será o mesmo depois de teres sido mãe. As tuas prioridades mudaram e apesar do tempo ser o mesmo, terás de priorizar o teu filho e a assistência de que ele precisa. Não te esqueças da importância na divisão de tarefas em casa com o teu companheiro e na atenção para com o bebé. Estabelece um plano pessoal e profissional para gerires melhor o teu tempo em casa. Sem sentimentos de culpa, ok?
  3. Gestão com os colegas de trabalho:
    Voltar ao trabalho e retomar uma atividade profissional com colegas, pode ser desafiante, ainda mais à medida que te habituas a uma nova vida profissional, após o nascimento de um filho. Como tal, encontra uma forma de seres direta em relação a como e quando irás trabalhar, de que forma te é mais conveniente e sendo sempre transparente quanto ao teu horário de trabalho.
  4. Procura apoio, se necessário:
    Retomar a vida profissional é um processo difícil, mas não tens de o fazer sozinho. Caso sintas que precisas de apoio, procura ajuda profissional e técnicas que te ajudem a conseguir lidar com esta transição. Não estás sozinha!
  5. Não exijas demasiado de ti:
    Por último, mas a mais importante: Vais estar cansada, por vezes frustrada e cheia de dúvidas nesta nova fase e ainda mais com a ansiedade de separação e na habituação da nova rotina de trabalho. Vão haver dias maus, mas tu vais conseguir. Nem imaginas a força que tens.
Related posts
Direitos do TrabalhadorFormação & Carreira

1 de maio: Direitos fundamentais dos trabalhadores

EmpreendedorismoFormação & Carreira

Informação Empresarial Simplificada: O que é esta declaração?

Direitos do TrabalhadorFormação & Carreira

Contrato de trabalho a termo certo: quantas vezes pode ser renovado

Direitos do TrabalhadorFormação & Carreira

Horário laboral: tudo o que precisas de saber