Quantcast
Bem-Estar no trabalhoCarreiraFormação & CarreiraTendências

”Rust Out” – o novo fenómeno no trabalho 

Rust Out

O que é o Rust Out? E como identificar?

As segundas-feiras são sempre dias difíceis para regressar ao trabalho, e o novo fenómeno é um conhecido do burnout, mas vem com outro nome: ”Rust Out’’.

Seguindo a tradução, Rust Out é quer dizer ‘’enferrujado’’, por isso trata-se de uma versão com alguma resistência ao trabalho, principalmente àquele de maior ansiedade, alta pressão ou ritmo acelerado.

A sensação de insatisfação que este sentimento  traz, ao qual é apelidado de ‘’rust out’’ pode começar com a negatividade do teu chefe ou até mesmo pela falta de desafio ou oportunidade no teu local de trabalho. 

O ‘’Rust Out’’ é então um fenómeno que já existe em força nos Estados Unidos: De acordo com uma pesquisa Gallup de 2023, 18% dos trabalhadores norte-americanos relatam sentir-se “ativamente desligados” dos seus empregos.

Quais os sintomas?

Não há dúvidas de que o principal sintoma é o desinteresse pelo trabalho. Outro dos sinais presente no dia a dia dos trabalhadores que sofrem deste fenómeno para além do desinteresse é a falta de comprometimento com as tarefas, passar o dia a navegar na internet em vez de trabalhar, passando depois a interferir na vida pessoal. E sim, assim que começa a influenciar a tua vida pessoal e social, o melhor remédio é mesmo procurar ajuda. Isto porque vai acabar por te isolar dos teus amigos, da tua família, da tua rotina e a vontade de procrastinar ou estar a dormir vai fazer parte dos teus dias.

Já ouviste falar no ‘’quiet quitting’’? Foi a tendência que começou a aparecer em 2022, e que veio para acabar com a ideia de que o trabalho é a vida. Ou seja, segundo dava conta uma notícia da SIC, ‘’A frase “quiet quitting” – que em português significa “demissão silenciosa” – começou por ser partilhada num vídeo do utilizador @zkchillin. O “quiet quitting” é apresentado como uma forma das pessoas se demitirem “da ideia de ir mais além no trabalho”. Segundo esta onda de pensamento, o trabalhador mantém o seu emprego, mas irá apenas “realizar os deveres, deixando de subscrever a cultura agressiva de mentalidade de que o trabalho tem de ser a sua vida”.

Pois bem, o Rust Out faz também ligação com esta tendência, levando muitos dos trabalhadores a pensarem: ‘’Qual é a mínimo de trabalho que eu tenho que fazer para receber o salário ao final do mês?’

Se de alguma forma te identificas com esta tendência, não te aflijas. Certamente não serás a única, no entanto, não deixes que isso afete o teu dia, e pensa nisto como a oportunidade de que precisavas para um mudança de trabalho, de área ou até mesmo de profissão.

Vais sempre a tempo de encontrar alguma coisa que te faça feliz.

‘’Escolhe um trabalho de que gostes e não terás que trabalhar nem um dia na tua vida.’’

Nota: O pensamento é atribuído a Confúcio, porém, não há evidências que comprovem essa autoria.

Related posts
EmpreendedorismoFormação & Carreira

Informação Empresarial Simplificada: O que é esta declaração?

Direitos do TrabalhadorFormação & Carreira

Contrato de trabalho a termo certo: quantas vezes pode ser renovado

Direitos do TrabalhadorFormação & Carreira

Horário laboral: tudo o que precisas de saber

CarreiraFormação & Carreira

Como pedir o registo criminal?