Quantcast
CarreiraFormação & Carreira

Dicas Essenciais para o trabalho em equipa

Trabalho em equipa

O trabalho em equipa é indispensável para o bom funcionamento de qualquer tipo de negócio. Além de garantir a produtividade das equipas, ajuda a criar um ambiente de trabalho saudável e ainda promove o desenvolvimento de novas competências tanto a nível profissional como pessoal. É, no entanto, uma competência que exige alguma paciência e que pode, em alguns momentos, tornar-se desafiante.

Para o ajudar a melhorar o trabalho em equipa selecionamos 5 dicas essenciais. Tome nota.

Respeitar a individualidade de cada um

No trabalho em equipa o respeito deve estar sempre presente. Mesmo que não se concorde com diferentes opiniões ou modos de trabalho deve-se incentivar o respeito e a tolerância no local de trabalho.

Vale a pena relembrar que pode ser muito vantajoso cooperar com pessoas com interesses e gostos diferentes. São muitas vezes as diferenças que trazem à equipa novas oportunidades de desenvolvimento e aprendizagem. Se houver forma de adaptar as tarefas à personalidade e interesses de cada um ainda melhor.

Ter objetivos definidos e dividir tarefas

Para que todos trabalhem em sinergia é importante que os objetivos da equipa estejam bem definidos. A única forma de conseguir que a equipa atinja o esperado é garantir que todos conhecem bem os objetivos e que compreendem como é que devem exercer o seu papel. Cada elemento deve ter o seu papel bem definido para que o seu trabalho não interfira com o dos colegas. É ainda importante que se mantenha um compromisso em seguir as estratégias definidas em conjunto. 

Investir na comunicação e mostrar empatia

A comunicação assume um papel de destaque no relacionamento da equipa. Esta deve ser clara e direta para não levantar dúvidas nem levar a interpretações erradas. 

A empatia é também importante porque gera confiança entre a equipa e melhora o relacionamento entre o grupo. Os colaboradores devem sentir que têm no local de trabalho um lugar seguro para expor ideias e sugestões de melhoria. Uma comunicação assertiva e empática não só melhora a satisfação da equipa como diminui o espaço para conflitos.

Reconhecer as pequenas conquistas

Por muito que se tente, nem tudo vai correr bem sempre. O importante é olhar para as adversidades que vão surgindo como uma oportunidade de aprender com os erros e desenvolver estratégias de melhoria. Valorizar as conquistas da equipa é uma forma de reforçar as boas práticas e aumentar a motivação da equipa. Celebrar as pequenas vitórias ajuda, no fundo, a manter a produtividade da equipa.

Estar disposto a ajudar

Trabalhar em equipa exige saber quando pedir ajuda e ainda ter disposição para ajudar. Quando há interajuda a carga de trabalho a nível individual diminui e a produtividade geral aumenta. É por isso essencial mostrar-se disponível para ajudar nas tarefas por terminar ou garantir auxílio em tarefas mais complexas. 

Mostrar-se flexível

Pode parecer uma dica básica, mas para o trabalho em grupo funcionar de forma fluida é muitas vezes que as pessoas mostrem ter alguma flexibilidade. É essencial saber acolher diferentes ideias e adaptar os planos ou as metodologias às sugestões que vão sendo dadas.

Related posts
Direitos do TrabalhadorFormação & Carreira

Queres tirar uma licença sem vencimento? Sabe como fazê-lo!

Direitos do TrabalhadorFormação & Carreira

Viajar em trabalho: direitos e deveres

Bem-Estar no trabalhoFormação & Carreira

Síndrome pós-férias: como evitar?

Direitos do TrabalhadorFormação & Carreira

1 de maio: Direitos fundamentais dos trabalhadores