Quantcast
CinemaCultura & ViagensFilmes

Festa do cinema: Bilhetes com preço reduzido entre 13 e 15 de maio

Festa do cinema: bilhetes com preço reduzido entre 13 e 15 de maio

A primeira edição da Festa do Cinema em 2024 está quase a chegar. Entre 13 e 15 de maio, poderás assistir a dezenas de filmes nas salas de cinema portuguesas com bilhetes mais em conta. Saiba tudo sobre esta iniciativa.

São já mais de 500 salas de cinema nacionais que aderiram à Festa do Cinema — uma iniciativa organizada pela Associação Portuguesa de Empresas Cinematográficas (APEC) e a Academia Portuguesa de Cinema, que promove a sétima arte com bilhetes a 3,5 euros.

Esta iniciativa que aconteceu pela primeira vez em 2015, conta ainda com o apoio institucional do Instituto do Cinema e do Audiovisual (ICA), da Associação Portuguesa de Defesa de Obras Audiovisuais (FEVIP), da Associação para a Gestão Coletiva de Direitos de Autor e de Produtores Cinematográficos e Audiovisuais (GEDIPE) e da Inspeção-geral das Atividades Culturais (IGAC).

Entre as salas que aderiram a esta iniciativa estão a Cinebox Cinemas, UCI, Cinema City e Cinemas Castello Lopes, que disponibilizarão filmes de todos os géneros e feitios, alguns dos quais regressam ao grande ecrã.

Em comunicado, a APEC, declarou que “Entre os mais de 40 filmes de vários géneros e nacionalidades que poderão ser vistos nos dias 13, 14 e 15 de maio, com bilhetes a 3,5 euros, a Festa do Cinema também celebra a produção nacional”.

Filmes portugueses em exibição nos cinemas 

Eis as principais produções portuguesas que poderás assistir na Festa do Cinema por apenas 3,5 euros.

Cândido — O espião que veio do futebol

Cândido — O espião que veio do futebol

Este filme noir contemporâneo, realizado por Jorge Paixão da Costa e produzido pela Ukbar Filmes, conta a vida de Cândido de Oliveira, uma figura multifacetada do futebol português.

Além de jogador, treinador e selecionador, também foi telegrafista, co-fundador do jornal A Bola e um grande lutador antifascista. É neste último aspeto, que o filme se centra — no papel de Cândido de Oliveira, interpretado por Tomás Alves, na espionagem que ajudou os Aliados na luta contra os Nazis durante a 2ª Guerra Mundial.

Mal viver

Mal viver

Nomeado aos prémios Sophia 2024, Mal Viver é um drama dirigido por João Canijo que acompanha cinco mulheres que pertencem a diferentes gerações da mesma família e lutam para manter em pé um hotel que herdaram na costa norte portuguesa. 

No entanto, entre elas existe um conflito antigo, que parece insolúvel. Quando voltam a se reunir, os conflitos antigos vêm à tona outra vez — depositando uma atmosfera pesada de tensão, manipulação e ressentimento sobre esse fim de semana.

Com um elenco protagonizado por Rita Blanco, Beatriz Batarda, Cleia Almeida, Anabela Moreira, Madalena Almeida e Vera Barreto, Mal Viver explora as relações tóxicas entre mães e filhas, oferecendo um olhar impiedoso sobre como esses laços familiares podem secar a vida daqueles que geraram. 

Great Yarmouth — Provisional Figures

Great Yarmouth — Provisional Figures

Nomeado aos prémios Sophia 2024, Great Yarmouth — Provisional Figures é um drama sobre as dificuldades com que se deparam alguns imigrantes portugueses em Inglaterra, realizado por Marco Martins. 

A ação do filme desenrola-se em 2019, três meses antes do Brexit e tem como protagonista Tânia. Tânia e o marido inglês Richard — interpretados por Beatriz Batarda e Kris Hitchen, respetivamente — recrutam trabalhadores portugueses para trabalharem nas fábricas locais e instalam-nos nos decadentes hotéis da marginal de Great Yarmouth. No entanto, a chegada do último grupo de imigrantes para a temporada de Natal desencadeia uma série de eventos que perturbam a vida de Tânia.

No elenco conta ainda com os atores Nuno Lopes, Rita Cabaço e Romeu Runa e muitos atores não profissionais.

Mãe

Mãe

Mãe é a primeira longa-metragem do realizador madeirense João Brás. O filme, inspirado na sua avó que sofre de doença de Alzheimer, reflete uma realidade muitas vezes oculta, mas presente em muitas famílias. 

O filme narra a história de dois irmãos que se vêm perante uma situação fez abalar o seu seio familiar — a sua mãe (Dolores) está abalada por uma demência degenerativa —, obrigando-os a cuidar dela. A trama oferece um retrato duro e cru dos dias de hoje, explorando o papel do cuidador informal enquanto lida com as diversas situações do dia a dia.

Integralmente rodado na Ilha da Madeira, esta produção nacional é protagonizada por Teresa Faria ao lado de Diogo Tavares, Gabriel Pacheco e Christelle Caboz.

The Nothingness Club — Não Sou Nada

The Nothingness Club — Não Sou Nada

Também nomeado aos prémios Sophia 2024, The Nothingness Club — Não Sou Nada é um thriller psicológico que se desenrola dentro da mente de Fernando Pessoa.  

O filme foi realizado por Edgar Pêra, que imaginou a mente de Fernando Pessoa como a redação de uma revista, ou como um escritório. Este escritório empregava tanto o próprio poeta como todos os seus heterónimos, como Ricardo Reis, Álvaro de Campos e Barão de Teive.

Com Miguel Borges no papel de Fernando Pessoa, o elenco conta ainda com as atuações de Albano Jerónimo, Vítor Correia, Miguel Nunes, Paulo Pires, António Durães e Victoria Guerra.

Revolução (sem) sangue

Revolução (sem) sangue

Com realização de Rui Pedro Sousa, Revolução (sem) sangue segue os passos das cinco pessoas que morreram nos últimos dias do regime ditatorial em Portugal. A narrativa desenvolve-se entre 23 e 30 de abril de 1974, mas o ponto central é o tiroteio no dia da revolução. 

O elenco é protagonizado por Rafael Paes, Diogo Fernandes, Manuel Nabais, Lucas Dutra e Helena Caldeira.

A flor do Buriti

A flor do Buriti

A Flor do Buriti trata-se de um drama, realizado pelo casal João Salaviza e Renée Nader Messora, que acompanha três gerações da história do povo Krahô (povo originário do centro do Brasil).

Neste filme, dão a conhecer ao espetador um massacre ocorrido em 1940, onde morreram dezenas indígenas. Perpetrado por dois fazendeiros da região, as violências praticadas naquele momento continuam a ecoar na memória das novas gerações, que ainda resistem e seguem em luta pela Terra Indígena Kraholândia, no Tocantins.

Filmes estrangeiros em exibição nos cinemas 

A Festa do Cinema é também uma oportunidade para espreitar o cinema estrangeiro, como as seguintes produções:

Dune: Parte Dois

Festa do cinema: Dune: Parte Dois

A sequela realizada por Denis Villeneuve traz de volta vários nomes sonantes do elenco do primeiro filme. Entres eles destacam-se nomes como Zendaya, Timothée Chalamet, Rebecca Ferguson, Dave Bautista, Javier Bardem e Josh Brolin. Entre as novidades, destaque para Florence Pugh, Christopher Walken, Léa Seydoux, Austin Butler e Tim Blake Nelson.

Dune: Parte Dois explora a jornada mítica de Paul Atreides. De modo a vingar-se daqueles que destruíram a sua família, junta-se a Chani e aos Fremen. Ao o fazer mete-se numa encruzilhada entre o amor da sua vida e o destino do universo. Assim, tem de lutar para evitar um futuro terrível que só ele pode prever.

Back to Black

Festa do cinema: Back to Black

Back to Black é um filme biográfico de uma das grandes lendas da música soul e R&B — a cantora Amy Winehouse. 

Realizado por Sam Taylor-Johnson, este filme não só celebra a carreira da artista, famosa por sucessos como Rehab e Back to Black, como tenta entender os seus demónios internos. Amy Winehouse, aqui interpretada por Marisa Abela, faleceu em 2011 devido a uma intoxicação alcoólica, com apenas 27 anos de idade.

Ainda Temos o Amanhã

Festa do cinema: Ainda Temos o Amanhã

E por fim, temos um filme a preto e branco que se tornou o nono filme italiano mais visto de sempre no seu país de origem — até superou os fenómenos Oppenheimer e Barbie — e que marca a estreia na realização da atriz Paola Cortellesi.

A história de Ainda Temos o Amanhã passa-se na Roma do pós-guerra (em 1946). Narra a história de Delia, uma mulher casada e mãe de três filhos, que aceita a vida que lhe foi destinada como esposa e mãe. Porém, quando uma carta misteriosa chega pelo correio, a sua vida é virada do avesso.

Related posts
CulturaCultura & ViagensLisboa

Teatro em Lisboa: o que ver em abril?

Cultura & ViagensViagens

Finlândia oferece viagens para descobrir como é viver no país mais feliz do mundo

CinemaCultura & ViagensSériesTelevisão

Séries para ver em março 2024

Cultura & ViagensViagens

4 Escapadinhas de primavera